sexta-feira, setembro 29, 2006

As cinco dificuldades para escrever a verdade

Já tenho dito aqui várias vezes de que estou a ter uma certa dificuldade em escrever a verdade verdadeira e principalmente em acreditar nela (estou assim a ir contra o que prometi que iria fazer [1, 2, 3], confiar na verdade!), e agora descobri porquê! Eu explico...

De um texto de Bertolt Brecht intitulado «As cinco dificuldades para escrever a verdade» poderá ver-se realmente porque é que na realidade não é fácil escrever a verdade, senão vejamos:

«Hoje, o escritor que deseje combater a mentira e a ignorância tem de lutar, pelo menos, contra cinco dificuldades. É-lhe necessária a coragem de dizer a verdade, numa altura em que por toda a parte se empenham em sufocá-la; a inteligência de a reconhecer, quando por toda a parte a ocultam; a arte de a tornar manejável como uma arma; o discernimento suficiente para escolher aqueles em cujas mãos ela se tornará eficaz; finalmente, precisa de ter habilidade para difundir entre eles. Estas dificuldades são grandes para os que escrevem sob o jugo do fascismo; aqueles que fugiram ou foram expulsos também sentem o peso delas; e até os que escrevem num regime de liberdades burguesas não estão livres da sua acção.»

Acabei por descobrir à força de que faltam-me algumas dessas caracteristicas para conseguir escrever e acreditar/confiar nessa tal verdade verdadeira! Por isso meus amigos "Bloguistas" queiram por favor ir ver este site aonde tem as tais cinco dificuldades (todas explicadinhas como voçes fossem umas crianças de 5 anos), e se por acaso nelas conseguirem encontrar um "vosso eu" e uma "vossa verdade verdadeira" queiram por favor enviar-me um e-mail a contar tudinho sobre essa experiencia, pois eu vou continuar por aqui a lutar por descobrir e entender as qualidades que me faltam...

Sem comentários: