domingo, setembro 10, 2006

Na verdade confio - O inicio

"Na verdade confio" - É tão fácil para os menos cépticos dizer isto não é? Bem...

Afinal do que se trata este blog, que está a dar agora as suas primeiras "postadas"?
Para entendermos isso será necessário primeiro entender o porquê de "Na verdade confio"? O que é a Verdade?
Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso.
Senão vejamos:

Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. Ou será o contrário? Existem vários pontos de vista,

- A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras.
- A metafísica ocupa-se da natureza da verdade.
- A lógica ocupa-se da preservação da verdade.
- A epistomologia ocupa-se do conhecimento da verdade.

O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, fazendo disto o "portador da verdade". Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o tal "portador da verdade". Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagem formais.

Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade, sendo que o modo como sabemos que estamos com dores de dentes é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjectiva, talvez determinada pela introspecção, o facto do livro estar sobre a mesa é objectivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.

Será que percebemos então o que é a verdade e o que significa este blog de seu nome "Na verdade confio"? Não? Tudo bem, veremos essa aproximação mais à frente em futuros posts!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre a tentativa de este blog ser mais um blog para filosofos, devo avisar-te que não funciona! Já vi muitos nascerem e morrem muito rapido. Mas dou a minha "meia culpa" e espero por ver aonde vai parar isto!


J. Agostinho