quarta-feira, setembro 13, 2006

Referências

Porque é sempre bom fazer parte de uma familia ou pelo menos de uma "sociedade de familia" hoje dei por mim a visitar uns dos blogues a que tenho mais atenção, foi esse o "7 Meses", fiquei contente por ver que em terras ESTARREJENSES também se confia na verdade. Ao bloguer, meu homónimo, o obrigado pela sua referência e espero encontrá-lo muitas vezes aqui neste meu pequeno cantinho da verdade.

Por ser uma verdade mais ou menos constituída faço aqui referência a mais alguns pontos de vista.

- Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
- Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
- É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
- É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.

Os links expostos são para a Wikipédia, sou um comentador assiduo, mas mesmo tendo em conta de que esta poderá não ser uma biblioteca mais isenta, ou serão as outras que não falam da verdade e só se preocupam com o que os "donos" (vulgo editoras) pedem? Fica aqui esta ideia em aberto!

Sem comentários: