sexta-feira, setembro 29, 2006

As cinco dificuldades para escrever a verdade

Já tenho dito aqui várias vezes de que estou a ter uma certa dificuldade em escrever a verdade verdadeira e principalmente em acreditar nela (estou assim a ir contra o que prometi que iria fazer [1, 2, 3], confiar na verdade!), e agora descobri porquê! Eu explico...

De um texto de Bertolt Brecht intitulado «As cinco dificuldades para escrever a verdade» poderá ver-se realmente porque é que na realidade não é fácil escrever a verdade, senão vejamos:

«Hoje, o escritor que deseje combater a mentira e a ignorância tem de lutar, pelo menos, contra cinco dificuldades. É-lhe necessária a coragem de dizer a verdade, numa altura em que por toda a parte se empenham em sufocá-la; a inteligência de a reconhecer, quando por toda a parte a ocultam; a arte de a tornar manejável como uma arma; o discernimento suficiente para escolher aqueles em cujas mãos ela se tornará eficaz; finalmente, precisa de ter habilidade para difundir entre eles. Estas dificuldades são grandes para os que escrevem sob o jugo do fascismo; aqueles que fugiram ou foram expulsos também sentem o peso delas; e até os que escrevem num regime de liberdades burguesas não estão livres da sua acção.»

Acabei por descobrir à força de que faltam-me algumas dessas caracteristicas para conseguir escrever e acreditar/confiar nessa tal verdade verdadeira! Por isso meus amigos "Bloguistas" queiram por favor ir ver este site aonde tem as tais cinco dificuldades (todas explicadinhas como voçes fossem umas crianças de 5 anos), e se por acaso nelas conseguirem encontrar um "vosso eu" e uma "vossa verdade verdadeira" queiram por favor enviar-me um e-mail a contar tudinho sobre essa experiencia, pois eu vou continuar por aqui a lutar por descobrir e entender as qualidades que me faltam...

quarta-feira, setembro 27, 2006

O estado deste blog

Este blog está num estado descontraido e à procura de um bom relaxamento! Sei que ainda é cedo para estar a admitir isto, mas por incrivel que pareça estou a ver-me "lixado" (para falar um português que todos percebam) para encontrar a verdade!! Acreditam?! Pois eu também não acreditava, por isso como já disse não desesperem meus amigos (e amigas talvez) que em breve estarei de volta com grandes entrevistas e afins...

sexta-feira, setembro 22, 2006

Ai a FELICIDADE....


Ai que felicidade... pois é a minha tristeza quase que acabou, afinal vou acabar por ser transferido de local de trabalho, mas só que mais tarde, só lá para Dezembro.

Sei que nos ultimos posts tenho saído um bocado fora do contexto do Blog em expressar a verdade e confiar na mesma, mas meus amigos bloguistas vou voltar a fazer as coisas como devem de ser... esperem e não desesperem

segunda-feira, setembro 18, 2006

Ai a tristeza ... (continuação)

A tristeza é um sentimento que nos procura e ocupa muitas vezes. Podemos ficar tristes por palavras ou actos de alguém, pela miséria doutra pessoa, por um desastre ou cataclismo, por uma imensidade de coisas.

Mas algumas vezes ficamos tristes sem saber porquê, sentimo-nos tristes e não conseguimos identificar a origem dessa tristeza. Talvez seja uma data de pequenas coisas somadas, ou algo que nos tocou e não nos recordamos.
Hoje estou assim, estou triste, e sei bem porquê... :-(

Ai a tristeza ...


Apesar de eu acreditar na verdade e fazer tudo para que a minha vida circule sempre em redor dela, hoje fiquei muito triste! Sabem porquê? Eu conto...

A algumas semanas atrás foi submetido a uma operação ao joelho, nada de grave, e então estou agora na fase de recuperação, significa que estou de baixa, pois sorte a minha telefonou-me o meu Chefe a dizer que a minha transferência para a minha zona de residência tinha acabado de dar entrada, e que me prepara-se para ser transferido para a próxima semana, depois desta bela noticia, ligou-me de novo, afinal já não podia ser transferido pois estou de baixa e portanto a transferência foi para a pessoa imediatamente a seguir! Grande sorte não foi? Aiii, sei que apesar de ir para um sitio em que o trabalho seria mais exigente e com menos regalias, eu ia para um sitio em que estava a 10 minutos de casa, em contrapartida assim continuo com as minhas 3H30M de viagem, que bom não é? A unica coisa que ainda vale a pena é que vou continuar a conviver com alguns dos meus melhores amigos, a minha namorada é que é capaz de não gostar muito desta situação, ela sempre me disse que a vida não havia me sorrido com muita certeza!

Enfim, cá estou eu... perdido no quotidiano de uma sociedade capitalista e consumista em que a unica verdade que existe é a verdade do sofrimento e do presente, nunca do passado ou futuro, se olhar-mos muito para o futuro esquece-mos com foi o passado e podemos vir a cometer exatamente os mesmos erros!

Mais não digo...

sexta-feira, setembro 15, 2006

Uns breves pensamentos...

Nunca vos aconteceu não quererem pensar em nada e acabar por pensar nas coisas mais estúpidas que alguma vez se lembraram? Tipo naquelas alturas em que nada dá na TV e estamos naquele dorme/não dorme?
Pois a mim já, e como tal lá fui eu pensar, mas pensar para a internet à procura de sabe-se lá o que (mesmo típico de quem não tem nada que fazer :-D ).

Fica aqui então alguns pensamentos que achei enquanto andava a fazer uma pesquisa por algo que não tinha nada a ver com aquilo que andava à procura. Que sinceramente nem sei o que era... enfim!

«A verdade, quando impedida de marchar, refugia-se no coração dos homens e vai ganhando em profundidade o que parece perder em superfície... Um dia, essa verdade obscura, sobe das profundidades onde se exilara e surge tão forte claridade, que rasga as trevas do Mundo.»
(Rolão Preto)

«Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia; mas uma meia mentira nunca será uma meia verdade.»
(Jean Cocteau)

Se quiseres mais destes breves pensamentos, vai ao "Pensamentos da Aldeia" lá encontras de tudo, é sem dúvida um site a visitar.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Ultima hora, antes do fecho do dia

Estava eu a ver "A dois", algo sobre uns filmes que haviam estreado este verão, e encontrei um chamado "An Inconvenient Truth" traduzido para o nosso belo Português letra a letra como Uma Verdade Inconveniente já viram que curioso? Hummm "Na verdade confio" mas tem que ser uma verdade conveniente, uma verdadeira verdade?!.

Fui ao Google e encontrei o site desse filme e digo-vos que apesar de já estar habituado as super produções americanas, em que os EUA ou salvam o mundo ou então o Bush tenta destruir toda a humanidade, encontrei na realidade o que promete ser um grande filme, pelos menos é o que dizem os criticos neste site. Estive a ver na Lusomundo, e não ah nada à espera para sair com esse nome, é pena :-( lá vou ter eu que tentar fazer download dele em algum lado (mas não sou a favor da pirataria!)
Em todo o caso fica o site do filme http://www.climatecrisis.net/ para que possam fazer lá uns downloads de propaganda, propaganda essa que devo dizer que está bastante original.


Referências

Porque é sempre bom fazer parte de uma familia ou pelo menos de uma "sociedade de familia" hoje dei por mim a visitar uns dos blogues a que tenho mais atenção, foi esse o "7 Meses", fiquei contente por ver que em terras ESTARREJENSES também se confia na verdade. Ao bloguer, meu homónimo, o obrigado pela sua referência e espero encontrá-lo muitas vezes aqui neste meu pequeno cantinho da verdade.

Por ser uma verdade mais ou menos constituída faço aqui referência a mais alguns pontos de vista.

- Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
- Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
- É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
- É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.

Os links expostos são para a Wikipédia, sou um comentador assiduo, mas mesmo tendo em conta de que esta poderá não ser uma biblioteca mais isenta, ou serão as outras que não falam da verdade e só se preocupam com o que os "donos" (vulgo editoras) pedem? Fica aqui esta ideia em aberto!

terça-feira, setembro 12, 2006

Na verdade confio - Conclusão

Pois é meus amigos, não quiz fazer este post no dia 11 de Setembro, exactamente para vos provar a que me proponho neste site.

Não quero por isto dizer que vou enfatizar os EUA, nem vou dizer que sou Anti-Bush, nem Pro-Bush! Simplesmente quero a verdade e quero poder confiar na verdade.
Não posso é esquecer todos aqueles que morreram no "9/11" e por tal levo-vos a ver o que Filipe Homem Fonseca escreve sobre esse tempo de desgraça, aqui.

Juntos encontraremos a verdade e confiaremos nessa "nossa" verdade, portanto se sabes alguma coisa que mereça ser posta aqui neste blog, tudo para que a verdade se saiba sempre! Envia-me um e-mail para tealc.avalon@gmail.com e estarei aqui, sempre comprometido a dizer a verdade, mas sempre a verdadeira verdade, doa a quem doer!

Se estás interessado em saber mais sobre o que é a verdade, deixo-te com algumas leituras obrigatórias.

John Austin. 1961. "Truth". In Philosophical papers. Oxford University Press.
Espinoza. 1663. Pensamentos metafísicos. Primeira parte, capítulo VI.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Na verdade confio - Desenvolvimento

Desde vez vou tentar explicar o que é "portador da verdade", a ver se damos com o que realmente é este Blog e para o que é que ele serve.

Os filósofos chamam qualquer entidade que pode ser verdadeira ou falsa de portador da verdade. Proposições, frases, afirmações, ideias, crenças e opiniões podem ser considerados portadores da verdade. Assim, um portador da verdade, no sentido filosófico, não é uma pessoa, ou Deus.

Para alguns filósofos, alguns portadores da verdade são primitivos, e outros derivados. Filósofos dizem, por exemplo, que as proposições são as únicas coisas literalmente verdadeiras. Uma proposição é uma entidade abstrata a qual é expressa por uma frase, defendida em uma crença ou afirmada em um juízo. Todas essas manifestações da linguagem são ditas verdadeiras apenas se expressam, defendem ou afirmam proposições verdadeiras. Assim, frases em diferentes línguas, como por exemplo o português e o inglês, podem expressar a mesma proposição. A frase "O céu é azul" expressa a mesma proposição que a frase "The sky is blue".

Já para outros filósofos proposições e entidades abstratas em geral são misteriosas, e por isso pouco auxiliam na explicação. Por isso tomam as frases e outras manifestações da linguagem como os portadores da verdade fundamentais.

domingo, setembro 10, 2006

Na verdade confio - O inicio

"Na verdade confio" - É tão fácil para os menos cépticos dizer isto não é? Bem...

Afinal do que se trata este blog, que está a dar agora as suas primeiras "postadas"?
Para entendermos isso será necessário primeiro entender o porquê de "Na verdade confio"? O que é a Verdade?
Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso.
Senão vejamos:

Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. Ou será o contrário? Existem vários pontos de vista,

- A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras.
- A metafísica ocupa-se da natureza da verdade.
- A lógica ocupa-se da preservação da verdade.
- A epistomologia ocupa-se do conhecimento da verdade.

O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, fazendo disto o "portador da verdade". Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o tal "portador da verdade". Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagem formais.

Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade, sendo que o modo como sabemos que estamos com dores de dentes é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjectiva, talvez determinada pela introspecção, o facto do livro estar sobre a mesa é objectivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.

Será que percebemos então o que é a verdade e o que significa este blog de seu nome "Na verdade confio"? Não? Tudo bem, veremos essa aproximação mais à frente em futuros posts!