segunda-feira, outubro 02, 2006

"Uma verdade inconveniente"

Cumprindo a promesa que fiz [aqui] levo-vos a ficar com a minha ideia do filme que estreou no nosso Portugal."Uma Verdade Inconveniente" é um documentário de 90 minutos, um apelo urgente, mas também optimista, através do qual o realizador, Davis Guggenheim, tenta alertar as consciências dos cidadãos e da classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta.

Tomando como fio condutor as conferências que Al Gore tem dado sobre o assunto, desde a sua derrota presidencial, o cineasta decidiu levar esta mensagem mais longe e a mais pessoas.
Sempre com uma postura de estado, e sempre com um guião muito bem preparado, não hesita em começar o seu discurso com declarações esclarecedoras: "Fui o próximo presidente dos EUA". Logo em seguida garante que não pretende voltar a candidatar-se, preferindo abraçar esta questão pedagógica, em prol de um futuro melhor para as novas gerações. Com uma serenidade extraordinária e com facilidade em criar empatia com o público, o ex-candidato desenha um cenário possível, em tudo semelhante ao apocalipse. Defende que, se não houver uma mudança radical na gestão dos recursos e na produção de gás carbónico, em menos de uma década o nosso planeta entrará numa dinâmica catastrófica. O degelo dos pólos, a alteração dos ciclos climáticos, com o eclodir de perturbações meteorológicas extremas, como secas severas, inundações gigantes ou vagas de calor mortais, e a propagação de epidemias são apenas algumas das consequências.
Apesar disso, Gore mantém-se "optimista". Ainda estamos a tempo, acredita, de salvar o planeta. Mas, para que tal seja possível, todos temos que incorporar práticas simples no dia-a-dia - como separar o lixo, utilizar mais os transportes públicos, reduzir o consumo de água quente, regular os termóstatos, plantar árvores... - e sobretudo é necessário que a classe política reveja as suas opções. As grandes tarefas dependem sobretudo dos dirigentes políticos e devem ser adoptadas à escala mundial, defende. Al Gore continua a acreditar que a vontade política também é uma energia renovável.

Um aspecto que achei curioso foi um dos cartoons que Gore exibe quanto mostra um mapa sobre a percentagem do aquecimento global, é na realidade de um episódio que passa na FOX, Futurama - "Crimes of the Hot.", aonde ele mesmo, Al Gore, é um dos protagonistas e afirma ser o inventor do ambiente e do balanço ambiental na Terra.

Em suma, este filme é um documentário como muitos outros sobre algo que teimamos em não acreditar, por mim é imperativo que o vejam, tendo em conta que esta matéria afecta todos nós!Por isto e por mais alguma coisa, fico por 7/10.

1 comentário:

kimikkal disse...

também vi e fiquei com a ideia do filme ser um "cozido com todos": tem drama, tem promoção pessoal,tem humor, tem documentário biográfico, tem beleza estética/cinmatográfica, tem muito de alerta...no final tocou na consciencia, tal como acho que toca em 90% das pessoas.

Obrigatório ver.